Tratamentos para rejuvenescimento e rugas na região dos olhos
O envelhecimento cutâneo facial é um processo natural em que ocorre a formação de flacidez da pele, manchas (como olheiras) e rugas nos olhos. É a partir dos 30 anos de idade que os primeiros sinais começam a aparecer.
Esse processo ocorre devido a alguns fatores:
- Intrínsecos, relacionados à degeneração natural do organismo com o passar do tempo;
- Extrínsecos, ligados a fatores ambientais, como exposição ao sol e à poluição.
Para retardar esse processo, existem vários tratamentos para rejuvenescimento e para a redução de rugas nos olhos. Entenda mais a seguir!
Quais são os tratamentos disponíveis para rejuvenescimento e rugas nos olhos?
Quando falamos em tipos de tratamento para a região dos olhos, é preciso ter em mente que existem diferentes fatores relacionados ao envelhecimento cutâneo, tais como:
- Cor;
- Textura;
- Musculatura;
- Volume.
Cada um desses fatores terá um tratamento mais adequado. Veja!
Peeling ou lasers de clareamento
As alterações de cor estão relacionadas ao processo de escurecimento ou arroxeamento das pálpebras. Nesse caso, os tratamentos possíveis são os cremes com peeling, a luz pulsada ou demais lasers de clareamento.
Nos casos em que o paciente sofre com um arroxeamento mais intenso, por exemplo,
existem lasers específicos para tratar o problema vascular causador das olheiras.
Ultraformer ou skinboosters
No caso da textura, o que ocorre é o afinamento da pele devido ao envelhecimento cutâneo. Esse processo leva ao aparecimento de rugas bem finas na região dos olhos e deixa a pele com aspecto bastante frágil.
Para esses casos, o tratamento mais indicado para as rugas nos olhos é o uso do ultraformer, um aparelho de ultrassom de alta tecnologia. Além de aumentar a espessura dérmica e deixar a pele mais firme, esse procedimento também cria o efeito lifting na área das sobrancelhas.
Outra opção de tratamento são os skinboosters, um procedimento injetável de ácido hialurônico que promove uma intensa hidratação da pele, sendo indicado principalmente para os casos de rugas mais finas presentes na pálpebra inferior.
Toxina botulínica
Outra causa das rugas nos olhos é a hipertrofia dos músculos do rosto, um fenômeno natural que ocorre com o envelhecimento. O processo hipertrófico acarreta as chamadas rugas dinâmicas, também conhecidas como linhas de expressão.
Para esses casos, o tratamento é feito com a toxina botulínica. Chamada popularmente de botox, essa substância é uma proteína que, quando injetada em pequenas quantidades, causa o relaxamento do músculo facial.
Preenchimento facial
Por fim, outro fator a ser considerado é a perda de volume facial. Com o envelhecimento, ocorre uma diminuição de áreas de gordura e da parte óssea do rosto. Com isso, o paciente vai perdendo os contornos faciais e criando um afundamento da região inferior dos olhos.
Nesse caso, utiliza-se o ácido hialurônico, um preenchedor facial que fará a reposição do volume perdido conforme a idade do paciente, a fim de promover o efeito de rejuvenescimento.
É possível fazer mais de um tratamento?
Na realidade, a associação de diferentes procedimentos não só é possível como costuma ser o método mais adotado. Isso ocorre porque, normalmente, os pacientes apresentam mais de uma queixa em relação à região dos olhos.
Uma exceção a isso é o caso dos pacientes mais jovens, cuja queixa tende a se concentrar apenas nas rugas nos olhos e nas linhas de expressão. Nesse caso, não há necessidade de associar vários procedimentos, podendo se limitar ao uso da toxina botulínica.
Contudo, a maioria dos pacientes apresenta várias queixas simultaneamente, como perda de volume, olheiras e problemas de sustentação. Nesses casos, a associação geralmente é feita da seguinte forma:
- Inicialmente, aplica-se a toxina botulínica;
- Em seguida, adota-se o ultraformer, a luz pulsada ou outro laser;
- Por fim, realizamos o preenchimento com ácido hialurônico e refinamento com skinboosters
Quando a cirurgia se torna a melhor opção de tratamento?
O tratamento cirúrgico pode se tornar necessário quando o paciente apresenta uma flacidez intensa, gerando um excedente de pele na região da pálpebra inferior.
A cirurgia também pode ser indicada quando as bolsas palpebrais estão muito proeminentes. Nesse caso, é preciso realizar a retirada parcial ou o reposicionamento dessas bolsas.
Para os demais casos – como rugas dinâmicas, flacidez moderada, olheiras e bolsas palpebrais pouco proeminentes –, é recomendável optar pelos outros tratamentos antes da cirurgia.
Vale mencionar que os tratamentos para rejuvenescimento e rugas nos olhos costumam ser feitos a partir dos 30 anos, quando iniciam-se as queixas dos pacientes. Contudo, não há restrição de idade.
Por fim, é de fundamental importância que o paciente consulte um especialista para a escolha do procedimento mais adequado.
Assim, o cirurgião poderá analisar o caso específico do paciente, avaliando se a melhor opção é um dos tratamentos conservadores, isto é, com tecnologias injetáveis, ou se a cirurgia poderá trazer melhores resultados.
Quer saber mais sobre rejuvenescimento e tratamento para rugas nos olhos? Então, continue acompanhando a nossa
Central Educativa e confira outros artigos!