Já é ultrapassada a ideia de que somente o público feminino se preocupa com estética. Hoje, está provado em pesquisas o número elevado de homens que se atenta para seu corpo e aparência. E a cirurgia de ginecomastia é um dos procedimentos mais buscados por eles.
O aumento das mamas acomete
30% da população masculina e representa um fator determinante para causar sérios transtornos psicológicos, como:
baixa autoestima, constrangimento em público, quadros de fobia social e depressão.
Felizmente a tecnologia evoluiu a ponto de um simples procedimento ter a capacidade de
corrigir e retirar glândulas ou excesso de gordura da região mamária.
A cirurgia é um dos métodos mais eficientes da medicina atual recomendados para corrigir o aumento indesejado das mamas. Mas você sabe tudo sobre o procedimento? A Civitali explica!
A ginecomastia refere-se ao aumento das glândulas mamárias em homens, causando desconforto e hipersensibilidade. Em termos científicos, trata-se da proliferação benigna das mamas, podendo ser temporária ou permanente.
O aumento irregular ocorre pela elevada atividade do estrogênio como resultado de idade, doenças, drogas ou fatores idiopáticos. Somente em casos extremos é que a origem se dá por um tumor endócrino.
Diversos fatores podem desencadear esse desequilíbrio hormonal, tais como:
O aumento irregular das mamas pode acontecer em homens de todas as idades.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a ginecomastia pode aparecer em 30 a 60% dos bebês. Na maioria dos casos, acontece pelo contato com o estrogênio da mãe durante a gravidez. Entretanto costuma desaparecer após um mês de forma natural.
O fenômeno aparece geralmente entre 3 e 14 anos, pois a testosterona é transformada em estrogênio e estimula o crescimento das glândulas mamárias. O problema é mais do que comum para tal faixa etária, acometendo até 60% dos meninos.
O envelhecimento faz o homem reduzir bastante a produção de testosterona e, com isso, as mamas podem ter um aumento indesejado. Para se ter ideia, até 2/3 daqueles com mais de 70 anos apresentam ginecomastia.
A cirurgia de ginecomastia é indicada quando os sintomas não desaparecem - as mamas aumentam de tamanho - e atravessam a idade adulta.
O procedimento, todavia, é muito simples para reparar tal condição. Entretanto, como se trata de uma operação, é necessário escolher um bom cirurgião, além de ter uma indicação médica para realizar tal procedimento.
A operação exige
pequenas incisões na mama, realizada na margem inferior da aréola, para a retirada das glândulas e também de gordura.
A cirurgia de ginecomastia deixa cicatriz, porém ela se torna camuflada pela auréola. Em grande parte dos casos, ela é discreta e se mistura com a pele.
Para um melhor contorno do tórax é possível realizar a lipoaspiração da região juntamente à ginecomastia, pois em alguns casos há a presença de gordura associada. Deste modo, esta é retirada durante o procedimento, com o intuito de proporcionar um contorno torácico mais agradável.
Depois do procedimento, o especialista irá prescrever medicamentos próprios para evitar inchaços e dores. Também será necessária a utilização de um colete cirúrgico de 30 até 45 dias.
Seguir as orientações do médico é fundamental para que as cicatrizes não se desenvolvam em protuberâncias indesejáveis, como quelóides ou hipertrofia.
A cirurgia de ginecomastia não requer do paciente longo tempo de recuperação. Você tem alta no mesmo dia do procedimento. Poucos dias depois já pode retornar ao trabalho. Para exercícios mais leves, indica-se de 15 a 20 dias de repouso.
O tempo da cirurgia de ginecomastia pode durar até 3h, mas difere de paciente a paciente. É utilizada a anestesia local, peridural ou geral.
Trata-se de um procedimento estético, mas a cirurgia de ginecomastia é indicada para homens maiores de idade em que os sintomas persistem mesmo após o tratamento na adolescência.
O paciente que se sente incomodado com o aumento do volume mamário deve procurar por um cirurgião plástico. Após uma análise individualizada, o médico indicará a melhor alternativa para a sua queixa, sempre visando o seu bem-estar.
Lembre-se: para alcançar os resultados esperados é necessário realizar o procedimento com segurança e com quem você confia, busque por um
cirurgião especializado.
Obrigada! Em breve entraremos em contato.
Ops, houve um erro ao enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde.