Com o passar dos anos a renovação das células fica mais lenta. A partir dos 25 anos a produção de colágeno, principal proteína estrutural da pele, começa a diminuir drasticamente. O Sculptra é um bioestimulador de colágeno que foi desenvolvido para combater, de forma eficiente, essa perda.
Existem diferentes tipos de bioestimuladores. Algumas das principais opções disponíveis são a
hidroxiapatita de cálcio e a policaprolactona que, além de bioestimuladores, são usadas como preenchedores.
As opções citadas acima apresentam um resultado mais imediato na fisionomia do paciente. Já o Sculptra (ácido poli-L-láctico) atua de forma
gradativa, pois o método é baseado apenas no estímulo das células, tornando os resultados mais
naturais.
O Sculptra é um tratamento que atua nas causas da flacidez e das rugas que se formam no decorrer do envelhecimento. Trata-se de uma opção mais natural do que as técnicas de preenchimento injetáveis, injeções de gordura e implantes.
O tratamento com o Sculptra consiste na
aplicação do ácido poli-L-lático, uma substância sintética biocompatível que é completamente absorvida pelo organismo. Este ácido, quando injetado na pele, se liga a algumas células para estimular a produção de substâncias que melhoram a estrutura da área tratada para diminuir a flacidez.
As principais células estimuladas pelo Sculptra são as:
Com o estímulo desses três tipos de células, o Sculptra promove uma
reestruturação global da pele sem modificar a fisionomia do paciente.
O procedimento, normalmente, é realizado no próprio consultório médico. Um creme anestésico é aplicado na região a ser tratada e as injeções são feitas em pontos específicos da pele, que, nas primeiras horas, fica um pouco inchada e vermelha. Por se tratar de um procedimento relativamente simples, o paciente pode ir para casa no mesmo dia.
São necessárias de
duas a quatro sessões realizadas em
intervalos de quatro a seis semanas. Em até dez dias após cada sessão, a substância é completamente absorvida pelo organismo.
Como este é um tratamento de bioestimulação, os resultados demoram um pouco para aparecer. O tempo estimado para o paciente sentir as mudanças é de três a seis meses e os efeitos duram aproximadamente dois anos.
Portanto, é indicado realizar mais uma sessão a cada doze ou dezoito meses para a manutenção.
A realização do tratamento pode ser indicada a partir do surgimento dos primeiros sinais de flacidez na pele que geralmente começam a se intensificar depois dos quarenta anos de idade. No entanto, o Sculptra também trata a flacidez já instalada melhorando a estrutura da pele como um todo.
Os resultados esperados com o tratamento são o rejuvenescimento, maior firmeza e delineamento da pele.
O Sculptra é um tratamento duradouro porque, além de melhorar a produção de colágeno, melhora o armazenamento de gordura e os tecidos ósseos.
O tratamento também é bastante utilizado no rosto para a harmonização facial. No entanto, é possível realizá-lo em outras áreas do corpo que apresentem flacidez, como braços, coxas, abdômen e glúteos.
Lembre-se de que antes de optar por este tratamento será
necessário realizar uma avaliação para descobrir se é adequado para você. Pessoas com doenças autoimunes, por exemplo, não podem fazer o procedimento.
Também é preciso ter cuidado se você toma algum tipo de medicamento controlado. Todas essas questões e outras características individuais devem ser discutidas com o médico para garantir a sua segurança.
Gostou do conteúdo? Então siga acompanhando a nossa
central educativa
para mais artigos como esse.
Obrigada! Em breve entraremos em contato.
Ops, houve um erro ao enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde.