As cirurgias plásticas que visam o aperfeiçoamento do contorno corporal, como lipoaspiração e abdominoplastia, estão em alta. Afinal, manter o corpo em forma tem influência direta na autoestima e na nossa qualidade de vida.
Fatores como a genética e a oscilação de peso repentina podem fazer com que o nosso corpo adquira
formas desproporcionais, com acúmulos de pele e gordura, geralmente concentradas na região do abdômen.
Buscando a boa forma, muitas pessoas procuram métodos cirúrgicos capazes de remodelar o contorno do corpo. Por exemplo, a lipoaspiração atua na remoção da gordura localizada, enquanto a abdominoplastia retira o excesso de pele flácida
que o paciente apresenta na região da barriga.
Mas, é seguro associar
lipoaspiração e abdominoplastia? É possível realizar os dois procedimentos, um seguido do outro? Para te ajudar a solucionar essas questões, preparamos esse material. Continue a leitura!
Antes de saber se é possível relacionar um processo de lipoaspiração e abdominoplastia, é preciso entender como funciona uma lipo. Ao contrário do que muitos acreditam, o procedimento não é a solução para quem busca emagrecer, pois o seu principal objetivo é a remoção de gorduras localizadas, mas não de massa corporal.
Sendo assim, a lipoaspiração é indicada para indivíduos que desejam remover a gordura acumulada em alguma parte do corpo, geralmente na região do abdômen, das coxas, costas, pescoço, braços e pernas. Mesmo que a pessoa leve uma vida saudável, com alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos, é possível que a adiposidade se acumule devido a fatores diversos, como genética, má-postura e o tabagismo.
O procedimento é realizado sob o efeito de anestesia intravenosa ou sedação geral. Por meio de pequenas incisões na pele, insere-se um líquido estéril no local operado para reduzir o risco de traumas e sangramentos. Depois,
o médico introduz uma cânula no corte e realiza movimentos de vai e vem para que a adiposidade localizada se solte. A partir do deslocamento, suga-se os excessos de gordura com o auxílio de um aspirador cirúrgico.
O pós-operatório envolve o repouso e a drenagem linfática para evitar o acúmulo de líquidos e a formação de hematomas. Na maioria dos casos, é possível notar os resultados da lipoaspiração em apenas três meses.
A lipoaspiração, em alguns casos, pode ser feita em conjunto com outros processos cirúrgicos que visam a remodelação do contorno corporal, como a redução de mamas, a lipo HD ou a própria abdominoplastia. Nesses casos, é possível retirar parte da adiposidade localizada e preencher outra região com a gordura, como os glúteos.
É importante lembrar que a abdominoplastia nem sempre é capaz de corrigir o excesso de adiposidade, principalmente se o tronco do paciente for muito curto. Afinal, o objetivo da cirurgia concentra-se na parede abdominal, visando a restauração da musculatura e a melhora do contorno corporal a partir da retirada da sobra de pele.
Então, principalmente nesses casos nos quais a gordura localizada não desapareceu, mas o paciente deseja um abdômen menos espesso,
é possível realizar a lipoaspiração após a abdominoplastia, como uma maneira de aprimorar os resultados obtidos pela cirurgia de retirada de pele.
Se os procedimentos não forem realizados de forma associada, é preciso aguardar um período de 6 a 12 meses antes de fazer a lipo, respeitando o período de pós-operatório e recuperação da abdominoplastia.
De toda forma, lembre-se de que o ganho repentino de peso pode fazer com que os efeitos de ambos os procedimentos se percam. Portanto, se você tem a intenção de engravidar novamente, recomenda-se que as cirurgias de reconstrução corporal sejam realizadas após esse período.
A decisão de qual é o melhor método cirúrgico para o seu caso deverá ser feita pelo cirurgião plástico após consultas com o paciente. Também é ele que vai definir se lipoaspiração e abdominoplastia podem ser realizadas de forma associada.
Restaram dúvidas sobre o tema?
Entre em contato conosco, ficaremos felizes em poder ajudar.
Obrigada! Em breve entraremos em contato.
Ops, houve um erro ao enviar sua mensagem. Tente novamente mais tarde.